SUN MEDIA CORTA 200 POSTOS DE TRABALHO EM TODA A EMPRESA

O logótipo da Quebecor Inc. em Montreal. (The Canadian Press/Graham Hughes)
O logótipo da Quebecor Inc. em Montreal. (The Canadian Press/Graham Hughes)
O logótipo da Quebecor Inc. em Montreal. (The Canadian Press/Graham Hughes)
O logótipo da Quebecor Inc. em Montreal.
(The Canadian Press/Graham Hughes)

A Sun Media Corp está a cortar mais 200 postos de trabalho em toda a empresa, dos quais cerca de um quarto virá das suas operações editoriais fora do Quebec.
A empresa disse que lamenta os cortes, mas reitera que estes são necessários para assegurar a sua sustentabilidade, em face das mudanças sem precedentes na indústria de media impressa.
A subsidiária da Quebecor Media Inc., tem em circulação 36 de jornais diários pagos e três jornais diários gratuitos, bem como cerca de 200 jornais comunitários, guias de compras e outras publicações especializadas.
O vice-presidente, Martin Tremblay, afirmou que nenhum dos 50 postos de trabalho editoriais eliminados, anunciados na quarta-feira, será no Quebec, embora algumas das 150 outras posições afetadas estejam na província. E adicionou que o calendário das saídas dependerá de acordos coletivos locais.
Os cortes anunciados, na quarta-feira, seguem-se ao corte de 360 postos de trabalho e fecho de 11 publicações, que a empresa executou no início deste ano, e ainda à redução de 500 postos de trabalho, nos jornais Sun Media, em novembro passado.
A última vaga de despedimentos vai deixar a Sun Media com 3.800 funcionários, incluindo mais de 1.000 jornalistas.
O sindicato que representa a maioria dos funcionários da Sun Media, no Ontário, sublinha que 18 posições devem ser eliminadas em vários jornais, incluindo o Toronto Sun, London Free Press, Belleville Intelligencer, Chatham Daily News, Sarnia Observer, Stratford-Beacon Herald, Brantford Expositor, Owen Sound Sun-Times, St. Catharines Standard e Niagara Falls Review.