Subida das hipotecas no Canadá afeta compradores recentes

Foto: Tierra Mallorca/Unsplash
Foto: Tierra Mallorca/Unsplash

A subida do custo das hipotecas no Canadá está a impactar os compradores recentes de imóveis. É o que diz o Banco do Canadá. A instituição avisa que a pressão financeira na habitação deve continuar a aumentar.

Os canadianos que compraram um imóvel recentemente com hipotecas de taxa variável estão a sofrer com a subida dos juros. Quem o diz é o Banco do Canadá.

De acordo com a instituição financeira, o número de famílias com uma hipoteca de taxa variável aumentou no ano passado. Esses canadianos têm sido particularmente afetados pelo aumento das taxas de juro.

E segundo o banco central, é provável que os custos das hipotecas continuem a aumentar.

A atividade imobiliária cresceu durante a pandemia, já que muitos canadianos optaram por aproveitar as baixas taxas de juro. Mas agora, à medida que as taxas voltam a subir, os compradores recentes de imóveis com hipotecas de taxa variável deparam-se com a subida dos custos dos empréstimos.

Uma nova pesquisa do Banco do Canadá descobriu que as hipotecas de taxa variável representam atualmente cerca de um terço do total da dívida hipotecária pendente, acima de cerca de um quinto no final de 2019.

Três quartos das hipotecas de taxa variável têm pagamentos fixos. No entanto, a parcela destinada aos custos de juros, e não ao principal, é ajustada quando as taxas de juro aumentam.

Se as cobranças mensais de juros excederem os pagamentos mensais da hipoteca, o tomador do empréstimo atinge a chamada ‘trigger rate’, momento em que pode ter de aumentar os seus pagamentos mensais.

O Banco do Canadá estima que a percentagem de hipotecas canadianas que atingiram essa taxa de ativação é de 13%.