O ministro da Educação de Ontário, Stephen Lecce, revelou recentemente novos detalhes sobre o plano para as atividades escolares nas escolas da província no próximo ano letivo, em setembro.
O regresso ao ensino presencial nas escolas da província de Ontário vem colocar algumas dúvidas aos pais, professores e alunos sobre que atividades vão estar disponíveis em setembro. Com algumas incertezas no ar, o ministro da Educação de Ontário, Stephen Lecce, vem revelar quais os planos para o próximo ano letivo.
Atividades extracurriculares, equipas desportivas e associações podem, mais uma vez, estar disponíveis nas escolas de Ontário em setembro, à medida que o Governo provincial se dirige para uma experiência de educação normalizada.
Stephen Lecce revelou que, além da aprendizagem a tempo integral na sala de aula, os alunos deverão poder participar em atividades modificadas, desde que a pandemia continue sob controlo na comunidade.
As atividades extracurriculares foram excluídas ou severamente limitadas em setembro do ano passado, quando os alunos regressaram às escolas após a primeira onda da pandemia. Essa aprendizagem foi interrompida na segunda e terceira onda e os alunos passaram para a telescola, cancelando quaisquer atividades estudantis.
Enquanto o Governo de Doug Ford e as autoridades de saúde pública se preparam para reabrir as escolas no outono, Lecce diz que pretendem criar uma experiência de aprendizagem “segura, mas positiva”. Atividades como o voluntariado e de desenvolvimento de liderança “são os desportos que proporcionam atividade física útil para as crianças”, com a saúde mental dos alunos em mente.
Na primeira semana de julho, quase 60% das crianças entre os 12 e os 17 anos estavam parcialmente imunizadas, enquanto cerca de 11% foram duplamente vacinadas. Isso significa que restam apenas nove semanas para o regresso às aulas e os alunos necessitam de, pelo menos, duas semanas depois da injeção para que estejam imunizados.
Algumas autoridades de saúde pública da província dizem que o Governo de Ontário necessita de aumentar drasticamente o número de crianças vacinadas. Idealmente, “pelo menos 80%”. E segundo essas autoridades, o Governo provincial deve ainda examinar o estado da situação em setembro antes de uma retomada completa das atividades escolares.
O ministro da Educação da província disse que o plano para as escolas será tornado público “dentro de algumas semanas”.