STATSCAN: ÍNDICE DE PREÇOS AO CONSUMIDOR ACIMA 0.9% EM RELAÇÃO A MAIO DE 2014

(The Canadian Press/Sean Kilpatrick)
(The Canadian Press/Sean Kilpatrick)
(The Canadian Press/Sean Kilpatrick)
(The Canadian Press/Sean Kilpatrick)

O ritmo anual de inflação no Canadá subiu em maio com os preços de energia mais baixos a serem compensados por outros aumentos, incluindo preços mais altos nos alimentos.

A Statistics Canada afirmou na sexta-feira que o índice de preços ao consumidor para maio subiu 0,9 por cento em relação há um ano, na sequência de um aumento em abril de 0,8 por cento.

Os economistas esperavam um aumento de 0,8 por cento para o mês mais recente, segundo a Thomson Reuters.

Os preços da energia caíram 11,8 por cento em relação a um ano atrás, liderados por uma queda nos preços da gasolina de 17,4 por cento. O gás natural baixou 14,4 por cento e o óleo combustível caiu 18,6 por cento. Excluindo os preços da energia, o índice de preços ao consumidor para maio subiu 2.2 por cento face a um ano atrás.

Os preços subiram em sete dos oito principais componentes com o aumento liderado pelos altos preços dos alimentos. O componente de transporte, que inclui gasolina, foi menor.

Os principais fatores para o aumento da taxa anual foi um aumento de 7,9 por cento nos preços das carnes, enquanto que os alimentos comprados em restaurantes aumentaram 2,9 por cento. Os serviços de telecomunicações aumentram 5,2 por cento e os veículos de passageiros aumentaram 1,8 por cento.

Os seguros de casa e hipoteca aumentaram 8,3 por cento.

Em relação ao ano anterior, os preços subiram em nove províncias com Saskatchewan a postar o maior aumento, com uma subida de 1,5 por cento. Prince Edward Island postou o seu sexto recuo consecutivo numa base anual.

Numa base mensal com ajuste sazonal, o índice de preços ao consumidor aumentou 0,4 por cento em maio, após uma diminuição de 0,1 por cento em abril.

O relatório de inflação surge numa altura em que a Statistics Canada também informa que as vendas no retalho em abril caíram 0,1 por cento, para 42,5 mil milhões de dólares, depois de ganhos em fevereiro e março.

Os economistas esperavam um aumento de 0,7 por cento.

Fonte: CP24