STATISTICS CANADA: TAXA DE INFLAÇÃO SUBIU PARA 1,7% EM ABRIL

(The Canadian Press/Sean Kilpatrick)
(The Canadian Press/Sean Kilpatrick)
(The Canadian Press/Sean Kilpatrick)
(The Canadian Press/Sean Kilpatrick)

O ritmo anual de inflação subiu em abril, com o impacto dos preços mais baixos da energia a moderar.

A Statistics Canada disse na sexta-feira que o seu índice de preços ao consumidor subiu 1,7 por cento em abril em comparação com um ano atrás. Isso ficou em linha com as estimativas de economistas e quando comparado com um aumento de 1,3 por cento em março.

Os preços da energia em abril caíram 3,2 por cento em comparação com um ano atrás, mas a queda foi muito menor do que o declínio de 7,8 por cento em março.

A gasolina em abril caiu 5,8 por cento em comparação com um ano atrás, enquanto que o gás natural teve uma redução de 12,8 por cento e o óleo combustível afundou 19,3 por cento. Isso em comparação com as reduções de 13,6 por cento, 17,4 por cento e 25,8 por cento, respetivamente para o mês de março.

Enquanto isso, os legumes frescos subiram 11,7 por cento em abril, a comida de restaurantes subiu 2,7 por cento, e os veículos de passageiros tiveram um ganho de 4,6 por cento. Os custos de eletricidade subiram 6,5 por cento.

No geral, os preços dos alimentos subiram 3,2 por cento em abril, enquanto que o índice de transporte subiu 0.9 por cento em comparação com um ano atrás, com um custo mais elevado de veículos de passageiros a ter um peso contra os preços de gasolina mais baixos.

Os preços subiram em sete dos oito componentes principais em comparação com um ano atrás.

O grupo de vestuário e calçado foi o único dos oito principais componentes do índice a registar uma queda em comparação com o ano passado (0,2 por cento). As roupas femininas tiveram uma redução de 0,5 por cento, enquanto que a roupa masculina não regsitou alterações.

Os preços subiram em nove das 10 províncias em comparação com um ano atrás. Alberta manteve-se estável.

O índice principal do Banco do Canadá, que exclui alguns dos itens mais voláteis, subiu 2,2 por cento em abril em comparação com um ano atrás. A leitura ficou acima da marca de 2,1 por cento atingida em março. A taxa foi maior do que os 2,0 por cento que os economistas esperavam.

Além do relatório de inflação, a Statistics Canada também informou que as vendas no retalho em março tiveram uma redução de 1,0 por cento, para 43,8 mil milhões de dólares, depois de postar ganhos em janeiro e fevereiro.

Os economistas esperavam uma queda de 0,6 por cento, de acordo com a Thomson Reuters.

As vendas no retalho em março caíram em nove províncias. A Prince Edward Island foi a única província a registar um aumento, uma vez que ganhou 0,8 por cento.

Fonte: Canadian Press