

No debate sobre a possibilidade de construir um oleoduto que atravessa o país, os defensores muitas vezes usam a melhoria da segurança como um ponto importante para convencer os mais céticos. Os oleodutos são o meio mais seguro de transporte de petróleo, defendem.
Mas os quebequenses são os menos prováveis no Canadá a aceitar esse argumento, sugere uma nova sondagem encomendada pela CBC.
Realizada pela Ekos, a sondagem descobriu que enquanto mais de dois terços dos canadianos consideram os oleodutos o meio mais seguro para o transporte de petróleo em longas distâncias, apenas 51 por cento dos quebequenses concordou.
Mas se apenas uma pequena maioria dos quebequenses acreditam que os oleodutos são seguros, eles não estão inclinados a considerar outros meios de transporte mais seguros.
Sem surpresa, dada a tragédia de Lac-Mégantic ainda bem fresca na mente de muitos, na província poucos acreditam que os comboios são seguros para o transporte de petróleo.
A maioria dos Canadianos concordam: quase 53 por cento são da opinião de que os comboios não são seguros.
Esse número, no entanto, sobe para quase 70 por cento no Quebec.
Camiões e navios petroleiros não se saíram muito melhor em termos de segurança, pelo menos na mente dos quebequenses.
Mais de 62 por cento não acha que os camiões são seguros para o transporte de petróleo em longas distâncias, em comparação com quase 55 por cento no resto do Canadá.
Cerca de 58 por cento dos quebequenses compartilham opinião semelhante sobre os navios petroleiros, mais uma vez superior à média canadiana de 49 por cento.
Quase 2.100 canadianos foram inquiridos para a sondagem realizada entre 16 e 26 de fevereiro. A Ekos estima a margem de erro em +/- 2,1 pontos percentuais.
Fonte: CBC News
