
Uma nova sondagem da Mainstreet Research coloca Olivia Chow na liderança entre os primeiros candidatos nas próximas eleições intercalares de Toronto para a escolha de um novo presidente da câmara. Ana Bailão destaca-se como a segunda favorita.
A Mainstreet Research perguntou aos eleitores quem escolheriam para a presidência da Câmara de Toronto. A sondagem, divulgada no dia 30 de abril, revelou que, entre os eleitores decididos, 26% disseram que votariam em Chow, enquanto que 21% disseram que votariam em Ana Bailao, que tendo sido eleita pela primeira vez como vereadora em 2010, foi reeleita em 3 posteriores eleições. Já 14% votariam em Josh Matlow e 11% em Mark Saunders.
A sondagem mostra ainda que 9% disseram que votariam em Brad Bradford, enquanto cinco por cento disseram que votariam em Mitzie Hunter e 14% disseram que votariam noutro candidato que não constava do questionário.
Entre todos os inquiridos, cerca de 34% disseram que ainda não estavam decididos.
A sondagem inquiriu 996 eleitores de Toronto entre 25 e 26 de abril através de entrevistas telefónicas automatizadas (Smart IVR) através de telefones fixos e telemóveis.
Atualmente, há 58 candidatos registados para concorrer à presidência da câmara da capital de Ontário e é possível consultar a lista completa na página web do município.
O administrador do Conselho Escolar do Distrito Católico de Toronto (TCDSB), Frank D’Amico, está entre os últimos a candidatar-se ao entrar na corrida no dia 28 de abril, já depois de realizada a sondagem.
Eleito pela primeira vez em 2010, D’Amico desempenhou várias funções no TCDSB, incluindo a de Vice-Presidente do Conselho 4 vezes e a de Presidente do Conselho durante um mês em maio de 2022.