Sondagem: Maioria dos Ontarianos desaprovam a propriedade estrangeira da Beer Store

A maioria dos Ontarianos desaprovam o monopólio possuído pelas três cervejeiras estrangeiras que possuem a Beer Store (loja de cerveja), mas não existe um consenso claro sobre o que fazer em relação a isso, concluiu uma nova sondagem, em notícia avançada pela CP24.

A sondagem da Mainstreet Technologies, realizada junto de 2.890 Ontarianos com idade legal para beber, descobriu que 68 por cento dos entrevistados desaprovam a propriedade estrangeira da loja de cerveja (45 por cento desaprovam fortemente, 23 por cento desaprovam um pouco), enquanto que apenas 17 por cento aprovam (2 por cento fortemente aprovam, 15 por cento aprovam um pouco) e mais de 14 por cento admitem não ter uma opinião.

Questionados sobre qual a mudança que prefeririam mais, os moradores mostraram-se divididos, com 30 por cento a afirmar que gostariam de ver a Beer Store detida por cervejeiras do Ontário, 23 por cento pelo governo provincial, e 17 por cento sugeriram que a venda de cerveja deveria ser permitida em lojas de conveniência e supermercados. Outros 8 por cento, indicaram que gostariam de ver a província ter uma participação acionária minoritária na Beer Store.

A Beer Store, que é detida pela Molson-Coors, a Anheuser-Busch InBev e a Sapporo, tem estado debaixo de fogo, nos últimos meses, por causa do acordo de longa data que tem com o governo provincial que lhe dá direitos exclusivos para vender as embalagens de 12 e 24 cervejas.

A crítica levou a loja a introduzir mudanças que tornam mais fácil e mais barato para os pequenos fabricantes de cerveja do Ontário vender os seus produtos a um número limitado de locais, no início deste mês, no entanto, ainda não está claro se isso vai agradar aqueles que estão a pedir uma revisão mais significativa sobre o modo como a cerveja é vendida no Ontário.
A sondagem tem uma margem de erro de 1,82 pontos percentuais.