

Segundo o Toronto Sun, os números das sondagens para o presidente Rob Ford estão em alta, no pós-tempestade de gelo, e ainda mais pessoas poderão votar nele em outubro.
Uma sondagem da Forum Research, publicada no jornal na quarta-feira, destaca que o índice de aprovação de Ford subiu cinco por cento, de 42 por cento para 47 por cento, após a tempestade de 21 de dezembro de 2013. A tempestade derrubou árvores e linhas de energia, em toda a região sul do Ontário, deixando 300 mil clientes sem energia por dias. Em Toronto, algumas pessoas ficaram sem energia por 12 dias.
Ford realizou conferências de imprensa, muitas vezes durante as operações de limpeza, e comprometeu-se a pedir fundos de apoio ao governo do Ontário, no âmbito do programa Ontario Disaster Relief Assistance Program (ODRAP).
Ford disse que a cidade gastou aproximadamente $25 milhões até agora, com mais $50 milhões estimados em cima desse valor. Uma reunião especial do Conselho da cidade terá lugar na sexta-feira para discutir o pedido de financiamento.
Ford enfrentou muitas críticas por não declarar um estado de emergência, durante a tempestade de gelo. Os seus críticos acreditam que a assistência de limpeza teria sido mobilizada mais rapidamente e de forma mais eficiente, caso uma situação de emergência tivesse sido declarada. A mesma sondagem também constatou que mais pessoas votariam em Ford, no ato eleitoral de 27 de outubro. Esse número subiu de 33 por cento para 41 por cento.
Numa corrida a cinco, com Olivia Chow, John Tory, Karen Stintz e David Soknacki, a sondagem indica que Ford ganharia, alcançando 35 por cento dos votos. Seguido de Chow com 30 por cento, Tory com 22 por cento, Stintz com 12 por cento e Soknacki com oito por cento.
Até ao momento, só Ford e Soknacki apresentaram a documentação de nomeação para a corrida eleitoral.
A sondagem telefónica foi realizada na noite de terça-feira, envolvendo 1.105 residentes de Toronto, apresentando uma margem de erro de aproximadamente três por cento.