

Pela primeira vez desde a convocação da eleição, uma sondagem coloca os Conservadores à beira de uma vitória com maioria.
Com apenas 24 dias até à eleição, os Conservadores federais têm 35,4 por cento de apoio em todo o país, de acordo com uma sondagem realizada pela Ekos para o jornal La Presse.
Esses números são tão bons como eram no fim de semana final da vitória com maioria em 2011. Na quinta-feira de manhã, os Liberais estavam nove pontos atrás, com 26,3 por cento de apoio, e apenas um pouco à frente do terceiro lugar ocupado pelo NDP. Apenas dois pontos separam os Liberais de Justin Trudeau do partido Nova Democracia de Tom Mulcair.
Os Conservadores de Stephen Harper estão a desfrutar de um grande apoio no Ontário, com uma margem de 37 por cento. Isso é um total de sete pontos à frente dos Liberais e 18 pontos à frente do NDP.
A vantagem do partido Conservador federal no Ontário pode ser equiparado ao apoio aos Progressistas Conservadores provinciais, indicou outra sondagem.
“Uma dica para a causa do ressurgimento dos Conservadores federais pode ser vista quando olhamos para as intenções de voto provinciais”, disse Quito Maggi, presidente da Mainstreet Research, em comunicado.
“Os Progressistas Conservadores (40 por cento) levam vantagem sobre os Liberais do Ontário (30 por cento) em 10 por cento entre os eleitores decididos e inclinados a votar. As questões provinciais parecem estar a desempenhar um papel no contexto federal por todo o Ontário, incluindo a proposta de venda da Hydro One, o currículo de educação sexual e as disputas em curso com os sindicatos dos professores”, explicou.
A sondagem da Mainstreet coloca os Conservadores federais com um apoio de 38 por cento, no Ontário, quatro pontos à frente dos Liberais e um total de 18 pontos à frente do NDP.
As sondagens aparecem antes do primeiro debate televisionado em língua francesa (noite de quinta-feira). Harper, Trudeau, Mulcair, Elizabeth May, do Partido Verde, e o líder do Bloc Quebecois, Gilles Duceppe, participavam no debate em Quebec.
A eleição federal está marcada para o dia 19 de outubro.
Fonte: Citynews