

O Partido Liberal do Ontário pode conquistar apenas sete assentos parlamentares nas próximas eleições e perder o estatuto de partido oficial no processo, segundo uma nova sondagem.
A sondagem da Forum Research, junto de 884 eleitores decididos e inclinados, descobriu que 43% dos entrevistados apoiam Patrick Brown e o Partido Conservador, enquanto que 28% apoiam Andrea Horwath e o Partido Nova Democracia (NDP) e apenas 19% mostram o seu apoio a Kathleen Wynne e os Liberais.
De acordo com a sondagem, se uma eleição fosse realizada hoje os números traduzir-se-iam num governo maioritário e 86 assentos parlamentares para os Conservadores. Enquanto isso, o NDP ficaria com 29 assentos e formaria a Oposição Oficial, enquanto que os Liberais, com apenas sete deputados, ficariam aquém do limiar necessário para se qualificarem para o estatuto de partido oficial e o financiamento que advém daí.
A percentagem de eleitores que disseram que iriam votar nos Liberais nas próximas eleições baixou cinco pontos desde a última vez que a Forum realizou uma sondagem semelhante em fevereiro, com o apoio aos Conservadores a cair um ponto e o apoio ao NDP a subir três pontos.
O Partido Verde também viu o seu apoio aumentar dois pontos para oito por cento.
Liberais perderam apoio em Toronto, GTA
Em 2014, os Liberais conquistaram 20 de 22 assentos parlamentares em Toronto e 14 de 18 assentos na chamada região 905, mas a sondagem revela que o partido terá dificuldade em segurar a maior parte desses assentos.
Em Toronto, os Tories têm o apoio de 47 por cento dos eleitores decididos ou inclinados, em comparação com 24 por cento para o NDP e apenas 19 por cento para os Liberais.
A imagem é ainda mais sombria na área código 905.
Nessa região, os Tories também têm o apoio de 47 por cento dos eleitores decididos ou inclinados, mas o NDP é mais um fator com o apoio de 31 por cento dos eleitores decididos ou inclinados, com os Liberais bem atrás, com apenas 12, entre os eleitores decididos ou inclinados.
Em termos de popularidade pessoal, Kathleen Wynne tem a taxa de popularidade mais fraca de qualquer um dos três principais líderes partidários, com apenas 12 por cento. Andrea Horwath tem o índice de popularidade mais alto (30%). Aproximadamente 27 por cento dos entrevistados aprovaram Patrick Brown, no entanto, 44 por cento admitiram não ter uma ideia concreta sobre ele.
Wynne era particularmente impopular na área 905, onde teve uma avaliação da aprovação de apenas sete por cento.
A sondagem surge uma semana depois da divulgação de uma outra sondagem, por parte de Angus Reid, que indicou que Wynne tinha o menor índice de popularidade de qualquer primeiro-ministro canadiano.
A sondagem tem uma margem de erro de 3,3 pontos percentuais.
Fonte: CP24