Somos todos portugueses

Correio da Manhã Canadá

O título remete-nos para Eduardo Vieira, diretor do Correio da Manhã Canadá. A frase proferida, mais recentemente, invoca a união numa altura em que a Portugalidade já se celebra no Canadá.

Oficialmente, festeja-se o Heritage Portuguese Month no sexto mês do ano, mas só no dia 10 é que as celebridades atingem o seu ponto mais alto. A celebração de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas começa, deste modo, a ganhar maior relevo, numa altura em que centenas de portugueses se juntam em Toronto, em Brampton, em Mississauga, em Ottawa e por todo o Canadá. Como refere o diretor do Correio da Manhã Canadá, Eduardo Vieira, “somos todos portugueses”.

Numa altura em que os eventos voltam à carga presencial, torna-se imperial que a mensagem de Eduardo Vieira se intensifique. Muitas organizações acabaram por fechar durante a pandemia, outras enfrentam dificuldades por causa da Covid. Por que motivo não nos ajudamos todos uns aos outros? Afinal, “somos todos portugueses” e urge estar atento ao outro. Muito mais agora, para que as raízes portuguesas continuem a prosperar neste país que acolhe quase meio milhão de cidadãos lusos.

Brampton, Toronto, entre muitas outras cidades canadianas, já viram a bandeira portuguesa bem lá no alto. Na primeira, que se deu na abertura do 3.º Lusofonia Festival, juntaram-se diversas autoridades, entre elas, os luso-canadianos, vereadores autárquicos: Martin Medeiros e Paul Vicente. A Deputada Federal Sonia Sidhu, de Brampton South, acabou por ler uma mensagem do líder máximo canadiano, Justin Trudeau. Foi assim a abertura para aquilo que se seguiria: a festa da comunidade portuguesa.

Foi no 3.º Festival da Lusofonia que o diretor do CMC lançou o repto da união, o desafio a todos nós, sem exceção, para que “a união faça a força”. Em dois dias, passaram artistas musicais que fizeram as delícias da comunidade. São eles o elo de ligação entre Portugal e o Canadá. A cultura vem deles, do folclore, do povo, das tradições e do amor a Portugal. A distância transatlântica torna-se bem menor com a pátria mãe tão presente.

O mesmo se passou em Toronto, com o regresso do Do West Fest às ruas da cidade mais populosa do Canadá.

Portugal está mesmo aqui tão perto e ainda mais estará a 10 de junho, Dia de Portugal de Camões e das Comunidades Portuguesas, com diversos eventos agendados e o regresso da tradicional Parada do Portugal Day a 11 de junho. A união faz a força. É assim que deve ser.

Afinal de contas, “somos todos portugueses”.