SOLIDARIEDADE PORTUGUESA

A solidariedade é um sentimento que identifica o que alguns sentem em relação aos outros, não importando credos, culturas ou outras formas de diferenciação entre as pessoas.

A solidariedade é tão bonita e rica que não se limita ao reconhecimento de uma determinada situação ou necessidade, mas vai mais longe, ao ponto de ajudar, efetivamente, quem mais precisa. A solidariedade não é, pois, pertença de ninguém, nem se pode confundir com a mendicidade ou ca-ridade. Resulta da espontaneidade de cada um e de todos, quando organizados em grupo social.

Para haver solidariedade terá de haver identidade de sentimentos e partilha de ideias. Tudo isto se tornou um hábito de responsabilidade social quando se olham os problemas em conjunto e os sentimos de forma interdependente.

A Comunidade portuguesa no Canadá é o melhor exemplo para definir a ajuda, o prazer de ser útil com a marca da solidariedade. No próximo sábado vamos estar juntos, no Centro Cultural Português de Mississauga, com o objetivo de angariar donativos que possam servir para auxiliar as vítimas do recente incêndio gigante ocorrido em Portugal e que devastou os concelhos de Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos, no distrito de Leiria. O incêndio chegou também ao distrito de Castelo Branco, através da Sertã; e ao distrito de Coimbra pela Pampilhosa da Serra, no centro de Portugal.

As imagens correram mundo e os portugueses, um pouco por todo o lado, organizaram-se em iniciativas diversas e fizeram crescer esta onda solidária que vai servir para a construção melhor para quem ficou sem nada, depois de uma vida de trabalho e de sacrifícios. Muito do que desapareceu, casas e florestas, também é propriedade de quem saiu de Portugal e que não pôde estar presente para tentar, ao menos, salvar o que é seu.

Todas as semanas damos notícia de ações de solidariedade por iniciativa da nossa Comunidade no Canadá, porque elas repetem-se e são merecedoras dessa menção. As coisas acontecem uma vez e depois repetem-se em cada ano que passa. Por exemplo, o golf e o churrasco, típico do português, têm sido dos melhores pretextos para ajudar as investigações na luta contra o cancro. Em seis anos de festa espontânea já se angariaram mais de meio milhão de dólares. E cada ano que passa é melhor do que o anterior.

A volta Luso Charities é outro dos muitos bons exemplos. Um simples passeio serve para reunir os donativos necessários para a construção de instalações apropriadas aos que sofrem de deficiência mental. A diabetes é outra causa que recebe sempre a ajuda de muitos portugueses no Canadá, tal como a construção de centros comunitários que servem para apoiar os mais necessitados nas suas atividades extracurriculares.

Anualmente, todas estas iniciativas conseguem a angariação de autênticas fortunas. Desde que sejam bem aplicadas toda a Comunidade agradece e reconhece o trabalho efetuado. Este é o tamanho do coração português e que se espalhar por todo o mundo. No Canadá estamos na linha de frente e sempre prontos para ajudar, quando a causa a isso aconselha.

 

JP