
Três unidades de urgência de Montreal atingiram mais de 200% da capacidade neste arranque de 2024. A situação no Quebec é caótica apesar dos pedidos do Governo da província à população para que evitassem uma ida aos hospitais, se possível.
As urgências do Quebec continuam a registar uma sobrelotação no novo ano, com três hospitais de Montreal a atingirem mais do dobro da capacidade.
O website de informação sobre saúde Index Santé informou que os serviços de urgência da província registaram uma taxa de ocupação média de 147% na tarde de quarta-feira, 3 de janeiro.
O próprio website do Governo do Quebec indicou que mais de 5.100 pessoas se encontravam nas urgências por volta da hora do meio-dia. O tempo médio de espera para consultar um médico, que é calculado com base nas estatísticas recolhidas no dia anterior, era superior a cinco horas.
A situação é ainda pior em Montreal, onde o Index Santé afirma que a taxa de ocupação foi de 158%.
Além disso, três das urgências da cidade ultrapassaram os 200%. Os serviços de urgência dos hospitais Jewish General, Lakeshore e LaSalle ultrapassaram todos o dobro da capacidade ao final da manhã.
O aumento surge apenas alguns dias depois de a província ter lançado um apelo aos cidadãos para que evitem as urgências, se possível.
