
Ao longo dos mais de 50 anos, o sistema do Canadá para medir coisas básicas do dia a dia tem-se revelado confuso para os comerciantes e até para quem chega ao país. Oficialmente, o país adota um sistema métrico, mas é possível ir ao supermercado e ver medidas imperiais, como por exemplo, o peso do leite, que está em onças ao invés de litros. O Reino Unido, prepara-se para anunciar, durante o Jubileu de Platina da Rainha, o renascimento das medidas imperiais. Mas os defensores do sistema métrico dizem que o Canadá deveria seguir, de uma vez por todas, o caminho oposto.
Por que, por exemplo, as temperaturas são medidas em graus Celsius, até entrar numa piscina? Por que pedimos leite em onças, mas compramos leite em litros?
Ao longo dos mais de 50 anos, o sistema do Canadá de medição tem gerado problemas para comerciantes, artesãos, imigrantes e qualquer cidadão que já tenha perguntado o peso em quilos.
O Canadá é oficialmente um país ‘métrico’, mas muitas indústrias e indivíduos trabalham em medidas imperiais, adicionando custos extra e complexidade para as empresas e tornando as tarefas diárias, desde comprar produtos até pedir uma bebida, um pouco mais complicadas.
Em breve, o Canadá pode ter um novo aliado nesta confusão de medidas: o primeiro-ministro britânico Boris Johnson está prestes a anunciar o renascimento do sistema imperial, numa altura em que se comemora o Jubileu de Platina da Rainha. A medida permite que as lojas vendam produtos em libras e onças, distanciando ainda mais o Reino Unido do resto da Europa, que usa o sistema métrico.
Defensores do sistema métrico dizem que a atual mistura de medidas do Canadá adiciona custos, confusão e erros e que “é prejudicial aos interesses comerciais da Grã-Bretanha, porque a maior parte do comércio ainda está na União Europeia”.
Os Estados Unidos, Mianmar e Libéria são os únicos países que ainda usam o sistema imperial no dia a dia.
Até mesmo os que trabalham inteiramente no sistema imperial, dizem que o Canadá deveria seguir o caminho oposto ao do Reino Unido, abandonando o sistema imperial e tornando-se totalmente métrico, como a maioria dos parceiros comerciais.