Sintomas duradouros da Covid-19 afetam 150 mil canadianos por semanas

Foto: maxime/unsplash
Foto: maxime/unsplash

Mais de 150 mil canadianos experienciam sintomas duradouros de covid-19, mesmo após serem tratados para a infeção. Uma situação que representa uma carga para o sistema de saúde. A informação é de um relatório do Ontário covid-19 science advisory table.

Uma estimativa conservadora sugere que cerca de 150 mil canadianos que contraem o novo coronavírus apresentam sintomas longos da infeção. Em Ontário, entre 57 mil e 78 mil pessoas já foram afetadas.

O ontariocovid-19 science advisory table, um grupo que fornece orientação às autoridades provinciais sobre a pandemia, disse que os sintomas pós-covid-19 afetam cerca de 10% das pessoas infetadas com o vírus e que podem durar semanas ou até meses.

São necessárias várias pesquisas para se entender a chamada condição de ‘covid-19 duradouro’ e a carga que representa para o sistema de saúde.

Os mais comuns de mais dos cerca de 200 sintomas diferentes incluem fadiga, falta de ar, dor ou desconforto geral, ansiedade e depressão.

Segundo os especialistas, os indivíduos que apresentam esses sintomas têm dificuldade em realizar atividades diárias e precisam de mais recursos de saúde.

Além disso, acrescentam que não é só o sistema de saúde que fica afetado com essa condição. Na verdade, “algumas pessoas não podem voltar ao emprego, dificultando o trabalho e a vida familiar”.

A organização mundial da saúde relatou que aproximadamente um em cada quatro indivíduos infetados com o vírus apresenta sintomas de ‘covid-19 duradouro’, pelo menos, durante um mês. Enquanto isso, uma em cada 10 pessoas apresenta sintomas que duram mais de 12 semanas.

No entanto, o grupo de aconselhamento científico de Ontário disse que a vacinação reduz a hipótese de desenvolver a condição pós-covid-19.