SINDICATOS DA FUNÇÃO PÚBLICA REJEITAM PRIVATIZAÇÃO DA ADSE

LusaLisboa, 08 de jun (Lusa) — Os sindicatos da função pública da UGT rejeitaram hoje a possibilidade de privatização da Assistência na Doença aos Servidores do Estado (ADSE) e defenderam que o sistema de proteção se deve manter público e contar com a participação do Estado.

“O relatório preliminar da Comissão de Reforma da ADSE mostra que há uma encomenda no sentido da mutualização, mas nós reafirmámos que a ADSE se deve manter na esfera pública com a participação do Estado”, disse à agência Lusa José Abraão, dirigente da Federação Sindical da Administração Pública (FESAP), após uma reunião com a comissão de reforma.

A Comissão de Reforma do Modelo de Assistência na Doença aos Servidores do Estado (ADSE) aprovou há uma semana um relatório preliminar em que defende que a entidade deve tornar-se numa “pessoa coletiva de direito privado”, onde o Estado não terá responsabilidade financeira, mas acompanhará a sua atividade.