
Os serviços de saúde mental do Québec podem contar com um reforço financeiro de 26,5 milhões de dólares, anunciou o ministro da Saúde, Gaetan Barrette, na sexta-feira.
Esse reforço financeiro não acontece apenas uma vez, mas será adicionado ao orçamento anual.
Os fundos adicionais irão para melhorar o apoio daqueles que sofrem de doenças mentais graves, como transtorno bipolar e esquizofrenia. O dinheiro será usado para várias funções diferentes, com 15 milhões de dólares a serem canalizados para equipas de financiamento que irão garantir um acompanhamento abrangente para os pacientes, e 10 milhões para a intervenção precoce para os jovens que mostram sinais de doença mental.
Barrette acrescentou que o restante montante será utilizado em serviços de crise e “manutenção de qualidade”, estimando que o dinheiro poderá ajudar 5500 pacientes que sofrem de distúrbios mentais crónicos.
Em dezembro, Barrette anunciou 100 milhões de dólares em fundos adicionais para os serviços de saúde da província, incluindo 30,5 milhões de dólares para saúde mental. Na sexta-feira, ele sublinhou que a província tem sido capaz de investir mais nessa área devido ao orçamento equilibrado do governo provincial.
Fonte: Canadian Press