SERVIÇO DE COMBOIO GO PROLONGADO ATÉ GRIMSBY E NIAGARA FALLS

Imagem de arquivo. (CTV Toronto/Maurice Cacho)
Imagem de arquivo. (CTV Toronto/Maurice Cacho)
Imagem de arquivo. (CTV Toronto/Maurice Cacho)
Imagem de arquivo. (CTV Toronto/Maurice Cacho)

Os trabalhos terão início no próximo ano para prolongar o serviço suburbano de comboios GO, durante os dias da semana, de Hamilton para Grimsby até 2021, e para Niagara Falls em 2023.

O ministro dos Transportes Steven Del Duca diz que o projeto vai incluir novas e modernizadas estações de comboio, uma nova paragem de comboio em Niagara Falls, mais comboios de passageiros e 30 quilómetros de linha férrea.

Além da nova estação Confederation GO, que deverá abrir no extremo leste de Hamilton em 2021, será construída uma outra nova estação GO em Grimsby, bem como terão lugar obras de modernização nas estações VIA Rail em St. Catharines e Niagara Falls.

Del Duca diz que a expansão de 60 quilómetros da rede de trânsito rápido regional do GO vai ajudar a apoiar o desenvolvimento económico na região de Niagara, aumentar as opções de viagem para os passageiros e ajudar a gerir o congestionamento nas estradas.

Ele tem vindo a fazer uma série de anúncios de expansão GO nas últimas semanas, incluindo oito novas estações de comboio GO a ser construídas em Toronto, e uma extensão de 20 quilómetros da linha Lakeshore East, de Oshawa a Bowmanville, com quatro novas estações de comboio GO.
Del Duca também anunciou planos para construir mais três novas estações GO na linha de Barrie, em Vaughan, Newmarket e Innisfil, em Simcoe County.

O governo não anunciou estimativas de custo para os vários projetos de comboio GO, porque ainda está em negociações com a indústria da construção, os fornecedores e com a Canadian Pacific Railway e Canadian National Railway, que possuem grande parte da linha férrea que os comboios GO irão utilizar.

É um programa de 10 anos, com um financiamento de 13,5 mil milhões de dólares, para expandir a rede de expresso regional GO. No entanto, Del Duca lembrou que algum do financiamento terá de vir de governos locais.

O governo anterior estimou que as novas estações de comboio GO custam uma média de 50 a 75 milhões de dólares cada uma, sem contar os custos operacionais, de manutenção e de energia.

Fonte: Canadian Press