
Ainda sem resultados oficiais, as eleições 2021 no Canadá entram para a história como as mais concorridas de sempre
O grande dia chegou. Canadianos de costa a costa foram às urnas ontem para escolher o próximo Governo federal. Durante pouco mais de um mês, os líderes federais viajaram por todo o país numa tentativa de convencer os eleitores a escolherem o partido que melhor os represente em Ottawa.
Muitos desses eleitores anteciparam o voto, entre 10 e 13 de setembro, mas, ainda assim, longas filas foram formadas em locais de votação na noite de segunda-feira, algumas com mais de uma hora de espera. Em tempos de pandemia, outra parcela grande de eleitores preferiu simplesmente votar pelos correios e isso faz com que, nestas eleições, os resultados oficiais demorem mais do que o habitual.
Com milhões de canadianos nas ruas, para além de relatos de longas filas, houve, entretanto, problemas em algumas seções eleitorais. Em Edmonton, as autoridades policiais foram chamadas para interromper um distúrbio numa seção eleitoral onde duas pessoas se recusaram a usar máscaras no interior de um local. Um porta-voz da polícia disse que um homem e uma mulher tiveram uma discussão acesa com funcionários eleitorais depois de se recusarem a usar suas máscaras devido a uma suposta isenção médica.
Onde votaram os líderes
Os líderes dos partidos estão entre os 30 milhões de canadianos que podem votar nas eleições. Por ordem alfabética, começamos pela líder do Partido Verde do Canadá, Annamie Paul, que votou pelo correio no início da campanha. Na segunda-feira, a única líder feminina ao cargo disse, num tweet, que estava em Toronto Centre à espera dos resultados.
Já Erin O’Toole, passou a segunda-feira em Bomanville, na província de Ontário. Assim como a esposa Rebecca O’Toole, o líder conservador foi exercer o direito de voto.
O líder do NDP, Jagmeet Singh, também votou no início da campanha, optando assim por fazer durante a votação antecipada.
Ao lado da família estava o líder liberal Justin Trudeau que votou em Papineau, em Montreal.
E por fim, o líder do bloco Québécois, Yves-François Blanchet, que decidiu votar no início da campanha, optando por fazê-lo durante a votação antecipada.
‘Déjà vu’ Liberal
Cada partido preparou um local para receber aliados e imprensa ao saírem os resultados. E, tal como aconteceu em 2019, num ‘déjà vu’ encarnado, os Liberais conseguiram assegurar a vitória, declarada pela imprensa canadiana por volta das 22h21, quando chegaram os resultados das principais zonas eleitorais. E como aconteceu há dois anos, o partido de Justin Trudeau não conseguiu a maioria dos assentos e vai depender dos outros partidos para governar nos próximos quatro anos.
O Partido Liberal, que governou com maioria em 2015 com 177 assentos, não conseguiu mais do que 157 assentos em 2019 e, agora, ao que tudo indica, conseguiu apenas o necessário para um governo minoritário, de acordo com os resultados apurados até ao fecho da edição do CMC, uma vez que ainda não há um resultado oficial do Elections Canada. A previsão é de um tímido pulo para o Partido Conservador. O Bloc Québécois pode vir a encolher, assim como Green Party. Já o NDP, por outro lado, foi o maior vitorioso da noite com maior número de novos assentos. E o PPC deve mesmo continuar sem qualquer representante em Ottawa.”
