Seis livros do Dr. Seuss vão deixar de ser vendidos por conterem imagens racistas

Foto: Flickr
Foto: Flickr

Seis livros do famoso autor americano, Dr. Seuss, vão deixar de ser publicados. Em causa estão imagens consideradas racistas e xenófobas nas ilustrações dos livros. A informação foi dada pela Dr. Seuss Enterprises, empresa que gere o legado do autor.

‘And to Think That I Saw It on Mulberry Street’ e ‘If I Ran the Zoo’, são dois exemplos dos livros que não vão estar mais nas bancas.

No primeiro, pode ver-se um asiático retratado com um chapéu cónico, a comer de uma tigela com pauzinhos de madeira. Já o ‘If I Ran the Zoo’ inclui um desenho de dois homens negros descalços, vestidos do que parecem ser saias havaianas e de cabelos apanhados.

A interrupção da venda dos livros indicados é apenas uma parte do compromisso que a Dr. Seuss Enterprises diz ter com todas as comunidades.

Os outros livros que serão retirados são “McElligot’s Pool”, “On Beyond Zebra!”, “Scrambled Eggs Super!” e “The Cat’s Quizzer”.

Graças aos leitores e à revisão feita, a empresa decidiu suspender as vendas dos seis livros e está agora a rever o catálogo de títulos.

Os livros do Dr. Seuss são vendidos em mais de 100 países, tendo sido traduzidos para dezenas de idiomas e também para braille. Além disso, o falecido autor Dr. Seuss é a segunda celebridade falecida mais bem paga de 2020 nos Estados Unidos, faturando mais de 33 milhões de dólares americanos, apenas em 2020.