Segurança em Ontário: Universidades com menos informação na internet

Foto: Aastha Shetty/CBC
Foto: Aastha Shetty/CBC

Os sites de várias universidades de Ontário vão a partir de agora disponibilizar menos informação, nomeadamente moradas. O objetivo é prevenir assédio e crimes de ódio, na sequência de um esfaqueamento na Universidade de Waterloo.

Várias universidades de Ontário começaram a remover a localização dos cursos e outras informações nos seus websites. Trata-se de uma

medida de segurança para evitar o assédio e os crimes de ódio nos campus.

A iniciativa de retirar algumas informações das páginas públicas surge após um triplo esfaqueamento numa aula de estudos de género da Universidade de Waterloo, em junho, que a polícia descreveu como um ataque motivado pelo ódio.

A escola retirou os locais das aulas e os nomes dos professores dos seus sites públicos após o esfaqueamento. Várias outras instituições pós-secundárias já seguiram o exemplo ou estão a considerar a medida.

Em Toronto, a Universidade de York e a Universidade de Toronto decidiram retirar do domínio público os locais das salas de aula. Já a Universidade Metropolitana de Toronto faz questão de dizer que não divulga publicamente quaisquer informações sobre os horários das aulas.