
A Federação de empresários e profissionais luso-canadianos (FPCBP, na sigla em inglês), promoveu na última sexta-feira, 11 de maio, a segunda edição do Royal High Tea, um evento exclusivo para mulheres.
The Old Mill Private Print Room, foi o local escolhido para uma tarde de chá, bolinhos e discussão de temas de interesse para a comunidade feminina.
Melissa Mirowski foi a oradora convidada. A especialista em sustentabilidade, disse que se sentiu honrada com o convite para partilhar a sua experiência profissional nesta área. “A sustentabilidade vai proteger os nossos filhos e netos e garantir-lhes qualidade de vida,” afirmou acrescentando que todos devem fazer a sua parte neste processo. “Como consumidores, por exemplo, devemos dar preferência às empresas que agem de maneira responsável com o meio ambiente, então, qualquer um pode participar na construção de uma comunidade mais sustentável”, concluiu.
A presidente da FPCBP, Michele Jorge referiu no encontro que tem havido um crescimento da presença feminina em cargos estratégicos. “Este ano por exemplo, eu posso dizer que é a primeira vez que a federação tem mais mulheres do que homens na direção. Então, eu acho que as coisas estão a mudar, há muita representação de mullheres em várias áreas”, sublinhou a presidente.
Atualmente as mulheres representam pouco mais da metade da população do Canadá. Em 2010, 17,2 milhões de mulheres representavam 50,4% do total da população.
Entretanto, a desigualdade entre homens e mulheres ainda persiste no mundo corporativo. Apenas 15% dos cargos dos conselhos de administração em todo o mundo são ocupados por elas, segundo a quinta edição da pesquisa Women in the Boardroom – a global perspective, realizada pela Deloitte. Nem por isso as mulheres deixam de se destacar. Um dos exemplos é Brenda Lucki, nomeada recentemente como a nova comissária da RCMP, a primeira mulher a assumir o cargo mais alto da força policial federal.