
Afinal a segunda dose da vacina contra a Covid-19 poderá não ser necessária para pessoas infetadas com o vírus. A informação é dada pelo Comité Consultivo Nacional de Vacinação, com base nos resultados de várias pesquisas.
A imunização de indivíduos que tenham contraído o vírus da Covid-19 pode ser mais simples do que se pensava. Ao que tudo indica, os pacientes infetados com o novo coronavírus podem acelerar os anticorpos com apenas uma dose da vacina.
A informação vem de vários especialistas do Comité Consultivo Nacional de Vacinação e é com base nos resultados de diversas pesquisas a indivíduos infetados com a Covid-19.
De acordo com recentes estudos, pessoas que contraíram o vírus podem produzir a resposta de anticorpos necessária com apenas uma dose de uma vacina.
Os resultados sugerem que as pessoas infetadas podem produzir de 10 a 45 vezes mais anticorpos após a primeira dose das vacinas Pfizer-BioNTech ou Moderna, em comparação a alguém que não foi infetado com o vírus.
Além disso, os especialistas dizem que os pacientes infetados que receberam uma segunda injeção podem também ter efeitos colaterais mais fortes.
Mas a grande questão que os peritos colocam é se a situação se aplica a todos ou apenas à grande maioria.
O Comité ainda aguarda saber quanto tempo deve um paciente esperar até tomar uma dose da vacina, além de quanto tempo pode durar a imunidade.
