SAÚDE PÚBLICA DE TORONTO DIZ QUE HÁ 37 CASOS DE PAPEIRA CONFIRMADOS NA CIDADE

A Saúde Pública de Toronto (TPH) diz que há 37 casos de papeira confirmados em Toronto, numa altura em que continuam a investigar um surto na cidade.
De acordo com a TPH, as pessoas infetadas têm na sua maioria entre 18-35 anos de idade.
Quatro dos casos estão relacionados com escolas de Toronto, tanto entre os funcionários quanto entre os estudantes, e foram resultado de pessoas que entraram em contato com alguém que já tinha a papeira e não de algum caso dentro da escola.
O número total de casos tem subido ao longo das últimas semanas, com casos inicialmente vinculados a bares do extremo oeste da baixa de Toronto. A TPH enviou cartas aos bares, restaurantes e escolas para lembrar às pessoas a importância de terem as suas vacinas em dia.
A papeira é uma infeção viral que se espalha através de saliva ou contato com muco. Geralmente vem acompanhada de dor e inchaço no pescoço e mandíbula. Pode ser transmitida através de tosse, espirros, beijos ou partilha de bebidas e utensílios.
Toronto registou uma média de cinco casos por ano entre 1997 e 2009.
A TPH está a pedir ao público para verificar os seus registos de imunização e indicou que as pessoas nascidas entre 1970 e 1991 podem ter recebido apenas uma dose quando eram crianças – em vez das duas doses das vacinas, agora padrão, contra o sarampo, papeira e rubéola – e, por isso, poderão estar mais vulneráveis.
Os sinais da papeira variam de sintomas como gripe, incluindo inchaço ou dor nas bochechas e mandíbula, febre, fadiga e dores musculares, a inchaço doloroso dos testículos ou ovários e complicações mais graves, incluindo meningite ou inflamação cerebral.
Fonte: CBC News