SAÚDE PÚBLICA DE TORONTO DIVULGA PLANO DE AÇÃO PARA ENFRENTAR A CRISE DE OVERDOSES

Responsáveis da saúde pública divulgaram várias recomendações para resolver o problema das mortes por overdose na cidade, antes da reunião da próxima semana do Toronto Board of Health.
O Plano de Ação de Overdose da Saúde Pública de Toronto descreve dezenas de maneiras pelas quais todos os níveis de governo podem ajudar a diminuir o número de mortes por overdose na cidade, incluindo a formação e apoio a agências municipais e comunitárias, quando estiver a desenvolver protocolos de prevenção de overdose e a desenvolver sistemas de vigilância e monitorização de overdose.
A cidade informa que Toronto assistiu a um aumento de 73 por cento nas mortes por overdose relatadas na última década.
“As overdoses de drogas são uma questão urgente de saúde pública que está a ter um impacto devastador sobre os indivíduos, as famílias e as comunidades”, disse Barbara Yaffe, Diretora Médica Interina da Saúde de Toronto.
O relatório aponta que os serviços na comunidade devem ter “um plano de prevenção e resposta de overdose como parte dos seus protocolos de primeiros socorros de emergência” e pede que as salas de injeção supervisionada previamente aprovadas na Toronto Public Health/The Works abram “o mais rápido possível”, depois de recebido o financiamento provincial e a aprovação federal.
O relatório também diz que a Saúde Pública de Toronto examinará a possibilidade de fornecer diacetilmorfina injetável, também conhecida como prescrição de heroína, e/ou hidromorfona como “opções de tratamento de substituição de opiáceos através do programa Metadona Works”.
O “Plano de Ação para Overdose” será apresentado na reunião do Conselho de Saúde de Toronto, no próximo dia 20 de março.
Fonte: CP24