Sarah Jama reabriu gabinete em Hamilton Centre

FOTO: SARAH JAMA/X
FOTO: SARAH JAMA/X

Sarah Jama reabriu o gabinete em Hamilton Centre na última terça-feira. A deputada provincial de Ontário diz prometer lutar contra a censura, após as declarações sobre a guerra entre Israel e o Hamas.

Sarah Jama, a deputada provincial de Ontário por Hamilton Centre que foi censurada no mês passado, após uma publicação polémica nas redes sociais sobre a guerra entre Israel e Hamas, afirma que os advogados estão a iniciar uma revisão judicial da medida.

“Não pensamos que a censura seja legal – censurar alguém indefinidamente utilizando o protocolo de censura por algo que foi dito nas redes sociais”.

Vamos lutar contra isso”, sublinhou a deputada que diz ter recebido ameaças de morte. “Tenho todas as intenções de fazer com que a censura seja anulada e vamos esgotar todas as vias de recurso”.

A 10 de outubro, Sarah Jama publicou uma declaração de dois parágrafos que não mencionava o ataque surpresa do Hamas, centrando-se antes na luta de décadas dos palestinianos com Israel, a que se referiu como “apartheid”. O post incluía ainda a hashtag “FreePalestine”.

Posteriormente, Jama publicou um pedido de desculpas na Internet, mas não se retratou da declaração original, tendo sido expulsa do NDP.

Na terça-feira, 15 de novembro, Sarah Jama reabriu o gabinete em Hamilton Centre e diz que agora tenciona avançar como deputada independente no Parlamento de Ontário.