SANÇÕES: BRUXELAS RECONHECEU VALIDADE DOS ARGUMENTOS DE PORTUGAL – VIEIRA DA SILVA

LusaLisboa, 27 jul (Lusa) — O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social defendeu hoje que a decisão da Comissão Europeia de suspender a aplicação de qualquer sanção a Portugal por incumprimento da meta do défice veio reconhecer os argumentos do Governo português.

“Não fazia sentido estar a aplicar uma sanção financeira a Portugal por várias razões, que são reconhecidas de uma forma muito sintética por um comissário quando diz que essa sanção não permitia corrigir algo que aconteceu no passado entre 2013 e 2015, e não seria positivo para o caminho que Portugal está a percorrer recuperar níveis de equilíbrio económico e social e perspetivas de desenvolvimento para que possa assumir em pleno os seus compromissos europeus. Foi um reconhecimento da validade da nossa argumentação”, disse o ministro Vieira da Silva.

O ministro falava no final de uma cerimónia de assinatura de uma adenda ao Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, que reforçou o apoio financeiro do Estado às instituições sociais em 1,3% para o período 2015-2016, e que hoje decorreu no Salão Nobre do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, em Lisboa.