SANÇÕES: ANTÓNIO COSTA ACREDITA QUE PROCESSO SOBRE FUNDOS ESTÁ “BEM ENCAMINHADO”

LusaBratislava, 16 set (Lusa) — O primeiro-ministro, António Costa, disse hoje em Bratislava acreditar que o processo de suspensão de fundos a Portugal no quadro do Procedimento por Défice Excessivo “está bem encaminhado”, reafirmando que não há justificação para a sua concretização.

Questionado sobre o assunto antes da cimeira informal de 27 chefes de Estado e de Governo da União Europeia na capital eslovaca, António Costa disse que o assunto está “a ser tratado agora no Parlamento Europeu”, que vai encetar um diálogo consultivo com a Comissão Europeia, e apontou que os relatos que tem tido, “quer dos deputados portugueses, quer hoje do presidente do Parlamento Europeu (PE), é que é um assunto que está a ser devidamente encaminhado”.

“Não antevejo que o Parlamento Europeu tire uma conclusão diferente do que a Comissão tirou relativamente àquilo que foi o esforço enorme que o país fez e continua a fazer para ter umas finanças públicas mais sólidas. E se havia boas razões para não aplicar a sanção na sua dimensão multa, por maioria de razão há excelente razões para não ser aplicada no que diz respeito à suspensão da assunção de compromissos em matéria de fundos comunitários”, disse.