SAÍDA DE JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS DA PRESIDÊNCIA ANGOLANA PODE SER PERIGOSA — INVESTIGADOR

Lusa Lisboa, 10 mar (Lusa) – A futura mudança na Presidência de Angola, com a saída de cena de José Eduardo dos Santos nas próximas eleições, encerra “muitos e sérios desafios” para a hierarquia militar angolana, disse hoje à agência Lusa um académico português.

Luís Bernardino, doutorado em História dos Factos Sociais, com especialidade em Relações Internacionais, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), de Lisboa, sustentou que a saída do poder do chefe de Estado angolano pode constituir um “cenário perigoso” se as autoridades políticas e militares não souberem gerir os negócios do generalato do país.

“A nova geração de militares terá então um grande desafio pela frente. É um cenário perigoso”, afirmou Luís Bernardino, também tenente-coronel de Infantaria e cuja tese de doutoramento intitula-se “A História das Forças Armadas Angolanas”, aludindo também à dependência das receitas do petróleo e aos negócios em que está envolvida grande parte dos oficiais de topo angolanos.