RÚSSIA AMEAÇA UCRÂNIA PELO ACORDO COM BRUXELAS

RússiaA Rússia alertou para as sérias consequências dos acordos de associação económica dos antigos estados soviéticos da Ucrânia e da Moldávia à União Europeia, apesar da oposição do Kremlin.
Nas palavras do vice-ministro dos Negócios estrangeiros russo, a consequência da assinatura da Ucrânia e da Moldávia vai ser muito séria, pois adiantou, que a assinatura de um documento tão sério é, claramente, um direito soberano de qualquer Estado.
Para o Presidente ucraniano esta sexta-feira é um “dia histórico” para o seu país pela assinatura do acordo de associação com a União Europeia que abre portas a um novo início após anos de instabilidade política.
O acordo sela a aproximação política e económica com a EU e oferece uma perspetiva completamente nova para o país, por isso diz o líder ucraniano que é de saudar a solidariedade demonstrada pelo bloco dos 28 no quadro da crise ucraniana.
Para o presidente da Ucrânia, trata-se do resultado de sete anos de trabalho e deve ser aproveitada esta oportunidade para modernizar o país”
A assinatura da parte remanescente do acordo de associação com a Ucrânia e a dos acordos de associação da União Europeia com a Geórgia e a República da Moldávia marcaram o arranque da cimeira europeia.