RUI MACHETE OPTA POR GANHAR SALÁRIO

Rui Machete (Foto de Patrick Seeger/EPA)
Rui Machete (Foto de Patrick Seeger/EPA)
Rui Machete teve um rendimento mensal de 11040 euros em 2012 (Foto de Patrick Seeger/EPA)
Rui Machete teve um rendimento mensal de 11040 euros em 2012 (Foto de Patrick Seeger/EPA)

Rui Machete vai receber o salário de ministro dos Negócios Estrangeiros, no valor de 4210 euros por mês, em detrimento da pensão de reforma. Em 2012, segundo a declaração de Rendimentos apresentada pelo governante no Tribunal Constitucional, Rui Machete recebeu em pensões um total de 132 484 euros, um rendimento que corresponde a uma pensão média mensal no montante de 11 040 euros.
Apesar de o Estatuto da Aposentação na Administração Pública permitir a opção pela pensão, ou pensões, o ministro dos Negócios Estrangeiros, em resposta a questões do CM, garantiu que “optou pelo salário”.Com esta opção, Rui Machete vai ganhar como ministro muito menos do que se tivesse optado por receber a pensão.
O ministro dos Negócios Estrangeiros esclarece ainda que, de um rendimento bruto total em pensões no valor de 132 484 euros, recebeu o montante ilíquido de 65 512 euros.
Rui Machete assume também que, em 2012, recebeu pensões da Caixa Geral de Aposentações (CGA) e da Segurança Social. Como cargos políticos na década de 80, quando eram necessários apenas oito anos para ter direito à subvenção vitalícia, o ministro dos Negócios Estrangeiros recebeu também a chamada ‘pensão para toda a vida’ atribuída aos políticos. Neste momento, o pagamento da subvenção vitalícia está suspenso, como prevê o espírito original da lei que consagrava a atribuição da pensão vitalícia aos titulares de cargos políticos.