ROYAL BANK DEVOLVE 22 MILHÕES DE DÓLARES EM TAXAS DE INVESTIMENTO QUE COBROU EM EXCESSO

(Mark Blinch/Reuters)
(Mark Blinch/Reuters)

O Royal Bank of Canada vai pagar quase 22 milhões de dólares em compensação aos clientes que viram cobradas taxas em excesso em alguns fundos de investimento e produtos de investimentos.

O pagamento faz parte de um acordo de não-disputa elaborado pela Comissão de Valores Mobiliários do Ontário (OSC, sigla em inglês) e três unidades – RBC Dominion Securities, Royal Mutual Funds Inc. e o adminsitrador de ativos RBC Phillips, Hager & North Investment Counsel Inc.

A OSC disse em comunicado que o acordo ocorre depois de uma revisão de conformidade em 2015 ter encontrado que o banco tinha cobrado a mais algumas das “taxas excedentes” dos seus clientes, por seus investimentos “que não foram detetados ou corrigidos em tempo útil”.

O banco reembolsará aos clientes afetados um total de 21 802 231 dólares em taxas de investimento que não deveria ter cobrado e 975 000 dólares à OSC para pagar a investigação e promover o mandato do regulador para proteger os investidores.

O Royal Bank não é o único grande credor canadiano a ter admitido a cobrança em excesso de taxas de investimento nos últimos anos.

O regulador alcançou acordos de não-disputa com outras oito grandes empresas financeiras, incluindo o Banco de Montreal, o Scotiabank e o CIBC, nos últimos anos, por fazer algo similar.

Tudo dito, a OSC recuperou 342 milhões de dólares de taxas que os investidores não deveriam ter sido cobrados como parte da última investigação do regulador.

Fonte: CBC News