RETOMADAS BUSCAS NAS ASTÚRIAS PARA ENCONTRAR CORPOS DE 2 PORTUGUESES

Buscas junto ao Cabo Peñas, nas Astúrias, Espanha. (J. L. Cereijido/EPA)
Buscas junto ao Cabo Peñas, nas Astúrias, Espanha. (J. L. Cereijido/EPA)
Buscas junto ao Cabo Peñas, nas Astúrias, Espanha. (J. L. Cereijido/EPA)
Buscas junto ao Cabo Peñas, nas Astúrias, Espanha.
(J. L. Cereijido/EPA)

As buscas no mar das Astúrias envolvem agora cerca de 30 mergulhadores que retomaram este sábado os mergulhos para encontrar os corpos dos cinco tripulantes ainda desaparecidos no naufrágio da passada segunda-feira do pesqueiro “Santa Ana”, perto de Avilés.
A Guarda Civil espanhola já confirmou que no barco seguiam dois portugueses e as equipas de resgate estão no lugar onde o pesqueiro se encontra afundado, mas os mergulhadores só podem aceder ao barco quando as condições do mar o permitirem.
Ontem as equipas de socorro da Guarda Civil encontraram o corpo de um membro espanhol da tripulação, depois de logo a seguir ao naufrágio terem sido recuperados os corpos do patrão da embarcação, que era português e do cozinheiro, que era espanhol.
Deste naufrágio foi resgatado com vida o segundo patrão do pesqueiro, um espanhol de 50 anos, hospitalizado com hipotermia e múltiplas contusões e que entretanto já teve alta.
Mas os cinco tripulantes, um português, três espanhóis e dois indonésios, continuam desaparecidos, apesar dos avanços dos trabalhos no dia de ontem, quando os mergulhadores conseguiram entrar no pesqueiro, que está afundado numa zona rochosa e com fortes correntes.