RESULTADOS DOS TESTES MOSTRAM QUE OS ESTUDANTES DO TDSB TÊM DIFICULDADE A MATEMÁTICA

(Martin Trainor/CBC)
(Martin Trainor/CBC)
(Martin Trainor/CBC)
(Martin Trainor/CBC)

Os resultados dos testes divulgados na quarta-feira pelo Education Quality and Accountability Office (EQAO) mostram que os estudantes do Toronto District School Board (TDSB) continuam a sentir dificuldades para atingir as normas provinciais, particularmente ao nível da disciplina de matemática.
Por exemplo, a percentagem de alunos do 6º ano que atingem ou ultrapassam os padrões da província em matemática caiu sete pontos percentuais, passando de 62 por cento em 2011-2012 para 55 por cento em 2015-2016.
Os números também mostram um número crescente de alunos do 3º ano que não conseguem atingir ou ultrapassar os padrões provinciais em matemática, caindo de 70 para 67 por cento, no mesmo período de tempo.
Entre os alunos do 9º ano, as notas de proficiência em matemática aplicada – que já eram baixos – caíram ainda mais, passando de 34 para 32 por cento.
Os fracos resultados a matemática são compensados por ganhos em algumas outras áreas, especialmente a leitura e a escrita. Por exemplo, entre os alunos do 6º ano, o número de alunos que atingiu ou ultrapassou o padrão provincial na leitura aumentou acentuadamente (de 74 para 80 por cento) e escrita (75 para 81 por cento).
O diretor do TDSB John Malloy disse que a direção escolar está ciente de que a baixa proficiência em matemática precisa ser abordada.
“Temos de nos concentrar em melhorar os resultados a matemática”, disse o diretor, através de um comunicado do TDSB, em resposta aos números do EQAO.
No início deste mês, o governo provincial anunciou um investimento de 60 milhões de dólares para uma “estratégia de matemática renovada” em escolas do ensino básico. A província quer que até três professores de matemática em todas as escolas primárias e professores para os graus 1 a 8 gastem até uma hora por dia no ensino da matemática.
Fonte: CBC News