RESÍDUOS DE PETRÓLEO DERRAMADOS NO CANADÁ, DIZ RELATÓRIO

Foto: PembinaInstitute/Flickr
Foto: PembinaInstitute/Flickr

O Canadá está a ser palco de um derrame de resíduos de petróleo em águas subterrâneas. A denúncia é de uma agência internacional, que sugere falta de clareza na fiscalização federal.

Uma agência ambiental internacional afirma que há provas convincentes de que há reservatórios canadianos a derramar resíduos de petróleo.

O relatório da Comissão de Cooperação Ambiental, criada no âmbito do Tratado Norte-Americano de Livre-Comércio, fala em “fortes evidências cientificamente válidas de infiltração em águas subterrâneas próximas das bacias de resíduos”.

O ministro federal do Meio Ambiente considera a conclusão “preocupante”. Jonathan Wilkinson diz que “as descobertas do relatório não podem ser ignoradas” e garante encarar o problema com “seriedade”.

A comissão também concluiu que os governos de Alberta e do Canadá não estão a trabalhar em conjunto no que toca ao controlo da indústria, apesar da existência de vários acordos nesse sentido.

No relatório, divulgado na quinta-feira, dia 3 de setembro, a comissão afirma que não encontrou indícios da “relação entre Alberta e o Canadá no que diz respeito às descargas dos reservatórios de resíduos de petróleo”.