REPUBLICANOS ESPANHÓIS CONTESTAM NOVO MONARCA

republicaA Associação República e Laicidade manifestou a sua solidariedade com os republicanos espanhóis, no dia em que em assistem “à perpetuação da monarquia no seu país” com a proclamação de Felipe VI como rei.

Felipe VI subiu ao trono esta quinta-feira em Espanha num dos piores momentos da popularidade da monarquia espanhola, com crescentes exigências para um referendo sobre o modelo de Estado.

Estavam previstas manifestações em vários pontos de Espanha para exigir um referendo sobre referendo sobre o modelo de Estado em Espanha e contra a monarquia, mas foram proibidas pelo Tribunal Superior de Justiça de Madrid.

A Polícia espanhola recebeu instruções para confiscar bandeiras ou outros símbolos republicanos por considerar que isso podia ser visto como uma provocação.

Nos últimos 20 anos, as sondagens feitas aos espanhóis têm demonstrado um cada vez menor grau de confiança na monarquia e desde finais de 2011 a opinião começou mesmo a merecer ‘nota negativa’.

O barómetro mais recente do Centro de Investigações Sociológicas (CIS) – principal instituição em Espanha sobre as opiniões dos espanhóis em temas centrais como a política ou a economia – refere que em abril último os espanhóis davam uma nota de 3,72 (em 10) à monarquia.

Uma recente sondagem realizada há uma semana pelo jornal El Pais indica que 62% dos espanhóis estão a favor de um referendo sobre a monarquia, sendo que nessa hipotética consulta 49% prefere um monarquia com Felipe VI e 36% uma república presidida por uma figura pública relevante.

A mesma sondagem do El Pais sugere que a decisão de abdicação de Juan Carlos foi bem acolhida, com o rei a ter um nota positiva de 6,9 (em 10) e o seu filho de 7,3 em 10.