

No próximo dia 1 de janeiro de 2014as rendas de casa irão aumentar um por cento (Foto de PEDRO CATARINO)
A inflação registada em agosto vai fazer com que as rendas de casas aumentem um por cento já a partir de 1 de janeiro de 2014.
No mês passado, a inflação atingiu os 0,99% e, assim sendo, como o valor arredonda, por cada 100 euros de renda, os inquilinos vão pagar mais 1 euro. Com este cálculo, em vez de se pagar 100 euros de renda pagar se-á 101 euros, e em vez de 200 o inquilino irá pagar 202, e assim por diante.
Em declarações ao CM, António Frias Marques, presidente da Associação Nacional de Proprietários, lembra aos proprietários a conjuntura do País e aconselha-os a não aplicarem o aumento de um por cento nas rendas de 400 e 500 euros. Recorda ainda que muitas casas com rendas antigas ainda estão a ser atualizadas, logo “só passado 365 dias” é que entram em vigor. Aqui está incluído o aumento de um por cento.
Já do lado dos inquilinos reina o ceticismo. Romão Lavadinho, da Associação dos Inquilinos Lisbonenses, não acredita que os proprietários não aumentem as rendas, mesmo tendo em conta a conjuntura económica atual.
Note-se que em relação ao ano passado, estes aumentos indexados à inflação até vão diminuir. Em relação a agosto de 2012, a média dos preços no consumidor registou uma variação negativa de 0,2%. Ou seja, em termos reais, no que toca à inflação, os inquilinos vão mesmo pagar menos do que pagam em 2013.