
O Provedor do Ontário diz que a província tem mostrado uma falha sistémica para ajudar as famílias incapazes de cuidar de parentes com deficiências de desenvolvimento, o que, segundo ele, deixa as pessoas vulneráveis em risco.
Num relatório divulgado ontem, Paul Dube diz ter visto casos “extremos e flagrantes” que equivalem a “uma versão moderna de institucionalização” e demonstram a necessidade de maior apoio.
O relatório, intitulado Nowhere to Turn, é baseado em 1.400 queixas de famílias de adultos com deficiência de desenvolvimento que lidam com circunstâncias terríveis, incluindo abuso, abandono, e prisão.
Dube reconhece que a província tomou medidas para colmatar as lacunas evidenciadas no relatório, incluindo a aceitação e implementação de todas as suas 60 recomendações.
Mas ele observa que, apesar de um aumento recente no financiamento de serviços de desenvolvimento, há uma “marcada inconsistência” na forma como o dinheiro disponível é distribuído. E aponta que muitas famílias ainda enfrentam “intermináveis atrasos na lista de espera” que ocasionalmente os leva a tomar medidas extremas.
Fonte: Canadian Press