RELATÓRIO DE GRUPO DE TRABALHO RECOMENDA GRANDES MUDANÇAS NOS SERVIÇOS DE POLÍCIA DE TORONTO

task forceUm novo relatório de um grupo de trabalho está a recomendar uma série de mudanças radicais para o serviço de polícia da cidade.
As alterações propostas, que serão apresentadas ao Toronto Police Services Board nesta sexta-feira, incluem cortes no número de agentes, e o encerramento de certas esquadras.
Documentos obtidos pela CTV Toronto resumem as especificidades da reestruturação destinada a cortar milhões de dólares do orçamento de mil milhões de dólares.

Entre as recomendações, o grupo de trabalho sugere que a Toronto Anti-Violence Intervention Strategy (TAVIS) deve ser dissolvida até ao final do verão. O relatório também recomenda que o serviço deve perder 450 policiais uniformizados através da “attrition”, reduzindo a força para 4.750 oficiais.
Também está a ser proposto para não haver contratações e promoções adicionais durante três anos.
O relatório também veria o controlo da unidade de fiscalização de estacionamento entregue à cidade e removeria agentes policiais do transporte público.
“A TTC será responsável pelo seu próprio programa de agentes especiais”, lê-se nos documentos.
Várias esquadras passariam por processo de fusão ou seriam encerradas para poupar nos impostos sobre imóveis.
Segundo a proposta, a 54 ª Esquadra iria fechar o espaço em 2017, fundindo-se com a 55ª Esquadra. Em 2018, as 12ª, 13ª, 33ª, 53ª, e 41ª Esquadras seriam fechadas.
Na quarta-feira, o presidente John Tory disse aos repórteres que este seria um dos documentos mais significativos para o policiamento em Toronto dos últimos 25 anos.
No entanto, o presidente da Toronto Police Association, Mike McCormack, disse à CTV Toronto que não tinha havido nenhuma discussão em torno do impacto que as alterações propostas teriam sobre a segurança pública – como também não houve qualquer consulta pública.
Fonte: CTV Toronto