REGULADOR RENOVA LICENÇAS DE TV E IMPÕE BARREIRAS PARA ENCERRAMENTO DE ESTAÇÕES LOCAIS

(Graham Hughes/The Canadian Press)
(Graham Hughes/The Canadian Press)
(Graham Hughes/The Canadian Press)
(Graham Hughes/The Canadian Press)

Os grandes grupos de televisão do Canadá terão que ultrapassar novos obstáculos se quiserem fechar qualquer uma das suas emissoras de TV locais, de acordo com as renovações de licenças concedidas na segunda-feira pelo regulador de radiodifusão do país.

A Canadian Radio-television and Telecommunications Commission (CRTC) disse que os proprietários de estações terão que emitir um aviso de 120 dias relativo a uma proposta de encerramento, período durante o qual o regulador abrirá a proposta de fecho a consultas públicas.

Responsáveis da CRTC dizem que isso pode resultar em o regulador negar a permissão para fechar uma estação, ainda que não haja garantias de que a estação permanecerá aberta.

A CRTC também está a exigir que as grandes estações locais de língua inglesa transmitam seis horas por semana – três horas em mercados menores – de uma denominada programação de notícias que reflitam o contexto local, como parte dos seus compromissos globais de programação local.

Os responsáveis garantem que irão monitorizar as transmissões de notícias, e exigir relatórios anuais das estações, para verificar se os requisitos estão a ser cumpridos.

Os novos requisitos fazem parte das renovações de licença de cinco anos para a Bell Media Inc., Corus Entertainment Inc., e Rogers Media Inc., bem como o Groupe TVA e Groupe V, de língua francesa, que entrarão em vigor em setembro.

Fonte: Canadian Press