
E agora fique a saber sobre quais as regras de viagem que vai ter de cumprir, caso esteja já totalmente vacinado contra a Covid-19. As coisas podem parecer tranquilas, mas muitos viajantes não sabem o que devem fazer com os filhos. Por isso mesmo, o Governo do Canadá esclarece todas as dúvidas.
As visitas aos Estados Unidos podem disparar para quem está totalmente vacinado. No entanto, surgem muitas dúvidas. Para alguns, a incerteza de levar crianças não vacinadas está a causar frustração, dizem os especialistas em viagens.
O Governo do Canadá ainda desaconselha viagens não essenciais, sejam elas por via terrestre ou aérea, para os Estados Unidos ou outros destinos internacionais. Além disso, as passagens pela fronteira terrestre foram proibidas, pelo menos, até 21 de julho. Em geral, o público está a cumprir todas as normas governamentais.
No entanto, existem exceções, questionáveis, de alguns, incluindo políticos, que continuaram a voar durante a pandemia.
As exigências de quarentena no regresso ao país têm sido um impedimento, mas esse obstáculo vai ser retirado a 5 de julho para viajantes totalmente vacinados, com uma vacina autorizada pela Health Canada. Duas semanas antes de entrarem novamente no Canadá, os viajantes devem estar totalmente vacinados. Além disso, vão precisar ainda de um teste negativo para a Covid-19 antes do embarque para o país.
As novas regras aplicam-se apenas a pessoas totalmente vacinadas. Os que só tomaram uma dose, ou seja, estão parcialmente vacinados, ou até os que não tomaram qualquer vacina devem entrar em quarentena quando regressarem ao Canadá.
O problema agora é para quem viaja de avião com crianças não vacinadas. Se os pais tiverem recebido as doses necessárias, não vão precisar de ir para hotéis de quarentena obrigatória. No entanto, a ministra federal da Saúde, Patty Hajdu, disse na segunda-feira que as crianças podem ficar em casa até duas semanas e também devem fazer um segundo teste para a Covid-19 no oitavo dia de isolamento. As mesmas regras aplicam-se também a crianças não vacinadas que cruzam a fronteira terrestre.
Embora o Canadá não proíba totalmente viagens para fins não essenciais, o Governo do país ainda desaconselha.
