

O recurso a banco alimentar está a crescer nos subúrbios de Toronto e a cair no núcleo do centro da cidade, de acordo com um relatório divulgado na segunda-feira pelo banco alimentar Daily Bread.
O relatório, intitulado “Quem está com fome: Um conto de duas cidades”, analisou visitas a bancos alimentares em Toronto desde a recessão de 2008.
Constatou-se que no núcleo da baixa, as visitas de clientes caíram 16 por cento em relação a 2008, enquanto que as visitas nos subúrbios de Toronto aumentaram 45 por cento durante o mesmo período.
No geral, as visitas a bancos alimentares subiram até 12 por cento em toda a cidade, de acordo com o relatório.
Na segunda-feira, a diretora-executiva do Daily Bread Gail Nyberg apareceu no programa Metro Morning da CBC Radio, tendo afirmado que a queda nas visitas a bancos alimentares no centro provavelmente não é uma boa notícia.
O relatório refere que a crescente procura em áreas fora do centro de Toronto, como Scarborough, Etobicoke e North York, faz com que os bancos alimentares nessas áreas estejam a sentir dificuldades para acompanhar a procura.
O relatório também inclui os resultados de um inquérito de 31 perguntas que os clientes do Daily Bread foram convidados a participar [em] numa base voluntária. Foi pedido aos clientes que respondessem a perguntas num estilo aberto de entrevista ou tinham a opção de responder eles próprios às perguntas do inquérito. Pouco menos de 1.100 inquéritos foram concluídos.
Nyberg disse que os resultados do inquérito mostram que muitos residentes de Toronto ainda estão a lutar contra o trabalho precário, assistência social insuficiente e os aumentos do custo de vida.
O relatório aponta que 55 por cento dos clientes do Daily Bread são mulheres, enquanto 32 por cento são menores de 18 anos. Mais de metade dos clientes do banco alimentar, 55 por cento, nasceram fora do Canadá.
Para quem estava a usar o banco alimentar por menos de seis meses, 27 por cento dos clientes disseram que precisavam dos seus serviços devido a uma perda de emprego, enquanto 20 por cento disseram que eram novos na área e estavam a estabelecer-se.
O relatório também descobriu que os clientes do Daily Bread estavam a recorrer aos seus serviços por um longo período de tempo, de uma média de 12 meses em 2008 para 24 meses no ano passado.
Com uma eleição federal em andamento e os líderes de todos os partidos a fazer aparições regulares em Toronto, Galloway perguntou a Nyberg se a redução da pobreza está a receber a devida atenção.
Ela disse ainda que alguns líderes estejam a falar sobre questões como a habitação a preços acessíveis, é necessário que haja planos mais concretos para reduzir a procura de bancos alimentares.
Fonte: CBC News