
Os incêndios florestais em Alberta queimaram 10 vezes mais área em 2023 do que a média dos últimos cinco anos. Os peritos dizem que, em matéria de território ardido, 2023 foi um ano sem precedentes.
Alberta registou um marco sombrio no ano passado, revela o Alberta Wildfire. A área ardida em toda a província estabeleceu um recorde. Os incêndios florestais queimaram 10 vezes mais território em 2023 do que a média dos últimos cinco anos.
A província registou um total de 1.088 incêndios florestais que queimaram cerca de 22 mil quilómetros quadrados de 1 de março a 31 de outubro. A média de cinco anos para a área ardida é de 2.262 quilómetros quadrados.
Mais de 60% desses incêndios foram causados por pessoas, enquanto 4% ainda estão a ser investigados.
35% dos incêndios florestais foram causados por raios.
De acordo com o Alberta Forestry and Parks, o número de incêndios florestais no ano passado manteve-se na média, mas o número de hectares ardidos conta uma história muito diferente.
Os peritos dizem que 2023 foi um ano sem precedentes em todo o Canadá, em matéria de área ardida. A contribuir para isso esteve a seca no Canadá Ocidental na primavera, seguida de uma vaga de calor recorde.
