

O órgão regulador do orçamento do parlamento diz que as receitas fiscais decorrentes das vendas de marijuana serão modestas quando a legalização se concretizar – centenas de milhões de dólares, ao invés de milhares de milhões.
Num relatório divulgado ontem, o funcionário do orçamento parlamentar diz que a receita do imposto de vendas pode ser de cerca de 618 milhões de dólares em 2018, ou até 959 milhões de dólares dependendo das taxas de imposto, com base nas projeções de que a cannabis legalizada custará 9 dólares por grama.
A maioria das receitas fiscais – 60 por cento – irão fluir para os governos provinciais, com o resto a ser canalizado para os cofres federais.
O relatório também indica que o governo federal pode ter pouco espaço fiscal para taxar a cannabis da mesma forma que o tabaco sem “empurrar” o preço legal muito além da marijuana ilegal.
Mesmo com apenas um imposto sobre vendas, os preços legais de cannabis em 2018 provavelmente serão tão altos quanto os preços de mercado ilícito este ano.
O observador do orçamento parlamentar também está a projetar que 4,6 milhões de canadianos consumirão cannabis no primeiro ano da sua legalização, subindo para 5,2 milhões em 2021.
Fonte: Canadian Press