

O banco fez uma parceria com a Bionym, empresa especializada em desenvolvimento tecnológico, com sede em Toronto, para testar uma pulseira chamada Nymi (pronuncia-se Nim-ee), que identifica os proprietários através do seu batimento cardíaco único e, em seguida, lhes permite cobrar as compras no seu cartão de crédito, noticiou a Canadian Press.
O aparelho parece um relógio, e vai, em breve, enfeitar os pulsos de 250 clientes RBC e funcionários, sob um projeto piloto em Toronto que vai decorrer ao longo do mês de fevereiro.
Eventualmente, o banco espera lançar a sua RBC PayBand em todo o país. O Royal Bank está a concentrar-se mais em tecnologia de pagamento, num esforço para introduzir mais opções, disse Jeremy Bornstein, chefe de operações de pagamentos de inovação do banco.
Por enquanto, a banda Nymi só irá funcionar com a MasterCard, embora, eventualmente, o Royal Bank venha a permitir transações de débito. A tecnologia oferece um elevado nível de criptografia que vai ser apelativa para mais do que apenas o setor bancário.
A pulseira possui sensores que são programados para reconhecer os sinais elétricos emitidos pelo coração, exclusivos do utilizador, também chamado um eletrocardiograma.
Sem o identificador de batimentos cardíacos a banda nymi desliga, tornando-se inútil que alguém roube o dispositivo e tente o acesso à sua conta.
A Bionym vê o produto popularizar-se como um dispositivo de identificação único que funcionará como uma alternativa para as chaves do seu automóvel, a senha para o seu computador e uma forma de check-in para o seu quarto de hotel.
O Royal Bank espera que a popularidade das opções de pagamento móvel subam nos próximos anos, à medida que mais canadianos ponham de parte o dinheiro físico em favor das carteiras digitais.
Uma quantidade de produtos estão em vários estágios de teste no banco, incluindo um alto padrão de tecnologia de criptografia para pagamentos com cartão de crédito que identifica cada transação no cartão de crédito – e não apenas a marcação de forma exclusiva do próprio cartão de crédito – num esforço para bloquear as complexas formas de fraude.
O banco também está a trabalhar num serviço que irá criar uma base digital de casa no seu smartphone para cartões de débito e cartões de crédito, bem como «giftcards» dos retalhistas populares.
O Royal Bank também estabeleceu uma parceria com a operadora de rede sem fios Bell Mobility, em janeiro, para testar pagamentos toque de smartphones e projeta disponibilizar mais atenção a essa tecnologia no próximo ano.