Querido Pai Natal…

Correio da Manhã Canadá

Todas as semanas escrevo, informo os cidadãos em língua portuguesa e procuro dar o meu melhor em prol da comunidade, primando pelo rigor, verdade e lealdade.

Esta semana, posso-te dizer que no Canadá, em Portugal ultimam-se os preparativos para a quadra mais bonita do ano. Os dois países primam pela diferença, sobretudo pelo clima. No Canadá, a neve faz o Natal. Em Portugal, preparam-se os guarda-chuvas. Vem aí muita chuva, muito frio. Estamos perante duas realidades distintas. O Pai Natal que se prepare. No Canadá, pelo menos já andou a distribuir os seus presentes: a Luso Canadian Charitable Society entregou mais de 30 mil dólares em dinheiro para ajudar cidadãos portadores de deficiência física e motora. Agradeço-lhe imenso pela generosidade. Eu tenho provas de tudo. Bem, basta folhear.

E as luzes natalícias? Incríveis, tanto no Canadá, como em Portugal. Está tudo aqui, querido Pai Natal. E sabe que nestas páginas vai encontrar uma prova de que o Governo do Canadá vai reduzir a pobreza no país? Temos boas notícias, temos as menos boas. Como tudo. Não é possível alguém comportar-se sempre bem o ano todo. Faz parte. Em Portugal, um dos assuntos do momento é o incêndio no Hospital de São João, no Porto. Tem estado na ribalta da imprensa portuguesa. A Covid é que também não nos deixa em paz. Até quando?

Sabe o que desejo? Sim, paz, amor e o fim da Covid. Tudo bem, mas não é apenas isso.

Quero continuar a produzir, a escrever e a partilhar o que sinto com a comunidade luso-canadiana, para quem fala português, para quem merece sempre o melhor de nós.

Escrevo-lhe para lhe pedir saúde hoje, amanhã e depois. Até porque este ano não falhei uma única vez aos meus compromissos. Todas as semanas cá estou eu como prometido, no Canadá, em português.

A minha missão é nobre, tal como a dos Bombeiros de Ontário que ofereceram 12 dicas para qualquer pessoa evitar incêndios nesta época festiva. Não me esqueci deles nesta edição. Já viu?

Nesta edição especial de Natal fui a todo o lado, desde ao Centro Cultural Português de Mississauga, passei pela festa organizada pela Casa do Benfica de Toronto às crianças, entrei no mercado natalício da First Portuguese e fui à Festa celebrada na Casa dos Açores. Falei com tantos portugueses.

Querido Pai Natal, para o ano falamos outra vez. Combinado?

Feliz Natal!