

(Justin Tang / Canadian Press)
O ministro da Segurança Pública do Québec, Martin Coiteux, disse que o pedido da província foi atendido e vai agora receber assistência das Forças Armadas Canadianas para lidar com inundações generalizadas, um problema que se agravou ao longo da semana.
Até ao momento, 124 municípios de toda a província estão a lidar com inundações, especialmente nas regiões de Montreal, Laval, Montérégie, Mauricie, Lanaudière e Laurentians.
E com a Environment Canada a emitir um aviso de precipitação forte, a situação só deverá se agravar.
Após um mês de graves inundações, Coiteux prometeu que o governo do Québec iria disponibilizar todos os recursos e assistência necessários às regiões afetadas e aos residentes deslocados.
As áreas baixas da Ilha Mercier e Île Verte, pequenas ilhas que fazem parte das cidades de Montreal e Laval, respetivamente, estão agora debaixo de água, com muitos moradores a ter que abandonar as suas casas.
Coiteux também está a pedir aos moradores que evacuem, caso os municípios ou serviços de emergência lhes solicitem.
Na quinta-feira à tarde, a subida dos níveis de água forçou 700 pessoas a sair de suas casas.
O primeiro-ministro Justin Trudeau prometeu apoio total, incluindo financiamento e assistência militar para o Québec e outras províncias afetadas pelas fortes chuvas deste fim de semana.
Fonte: CBC News