

O Québec e o Ontário assinaram oficialmente um acordo de eletricidade de mil milhões de dólares na quinta-feira, que os primeiros-ministros de ambas as províncias disseram que era histórico e o início de uma parceria maior no Canadá Central.
A primeira-ministra do Ontário, Kathleen Wynne, e Philippe Couillard, do Québec, participaram na cerimónia oficial de assinatura do acordo, cujos detalhes foram anunciados em outubro.
Ao longo de um período de sete anos, o Ontário poderá importar até dois terawatt/hora de eletricidade anualmente a partir do Quebeque – ou energia suficiente para abastecer uma cidade de cerca de 200 000 pessoas.
O Ontário vai poupar 70 milhões de dólares ao longo da vida do acordo em relação às previsões anteriores do custo de energia, disse Wynne, acrescentando que as emissões anuais de gases de efeito estufa da província serão reduzidas em cerca de um milhão de toneladas por ano.
Segundo Wynne, as atuais linhas de transmissão entre as duas províncias podem lidar com mais eletricidade.
O novo acordo também permitirá que o Ontário mantenha até 500 gigawatts-hora de energia atrás das barragens do Quebeque no que é chamado de “sistema de armazenamento de bombas”, o que permitirá à província reduzir a sua produção excedente.
Couillard disse que certos termos do acordo não foram divulgados por causa das negociações em curso com outros potenciais clientes de eletricidade.
Ele afirmou ainda que as notícias de que o Ontário estará efetivamente a pagar cinco cêntimos por quilowatt/hora pela eletricidade são imprecisas.
Fonte: Canadian Press