QUASE METADE DOS CANADIANOS SERÃO IMIGRANTES E FILHOS DE IMIGRANTES ATÉ 2036

Crianças durante o desfile anual do Dia do Canadá em Montreal - 1 de julho de 2012. (Graham Hughes / The Canadian Press)
Crianças durante o desfile anual do Dia do Canadá em Montreal - 1 de julho de 2012. (Graham Hughes / The Canadian Press)
Crianças durante o desfile anual do Dia do Canadá em Montreal - 1 de julho de 2012. (Graham Hughes / The Canadian Press)
Crianças durante o desfile anual do Dia do Canadá em Montreal – 1 de julho de 2012. (Graham Hughes / The Canadian Press)

Apesar do crescente sentimento anti-imigrante nos Estados Unidos e na Europa, o multiculturalismo do Canadá está vivo e até espera crescer nos próximos anos, de acordo com um novo estudo da Estatísticas Canadá.
Com base nos resultados de dois relatórios de projeção da população, a agência governamental prevê que quase um em cada dois canadianos (ou entre 44,2 e 49,9 por cento) poderá ser imigrante ou filho de um imigrante em 2036. Em contraste, o conjunto da população de imigrantes e imigrantes de segunda geração representaram 38,2 por cento da população canadiana em 2011. Para uma comparação histórica, a Estatísticas Canadá disse que, em 2036, a proporção de imigrantes poderia ser duas vezes mais alta como era em 1871, quando foi realizado o primeiro Censos canadiano.
O estudo aponta para uma imigração sustentada, um número crescente de mortes e baixas taxas de fertilidade desde o início dos anos 90, como fatores que contribuem para a crescente proporção de imigrantes no Canadá.

Concentração nas cidades:
A Estatísticas Canadá refere que as maiores cidades do Canadá continuarão a ser os principais destinos para os recém-chegados. Em linha com a sua estimativa de 2011, a agência espera que pouco mais de 90 por cento dos imigrantes viverão em áreas metropolitanas em 2036, com Toronto, Montreal e Vancouver a manterem-se como as cidades com as proporções mais altas.
A proporção de imigrantes nas províncias do Atlântico, Québec (excluindo Montreal) e em áreas não metropolitanas deverá permanecer abaixo da média canadiana em 2036.

Origens de imigrantes:
Com relação a de onde virão todos os recém-chegados, a StatsCan projeta que, em 2036, cerca de 60 por cento dos imigrantes seriam nascidos na Ásia, acima de 44 por cento em 2011.
Em comparação, o Censos de 1871 registou que 16,1% da população imigrante era mais provável ser da Grã-Bretanha, Estados Unidos e Alemanha.
Outros destaques das projeções da Estatísticas Canadá incluem:

População trabalhadora:
– Mais de um terço da população em idade de trabalhar do Canadá, de 15 a 64 anos, pertenceria a um grupo minoritário visível em 2036
– O Sul Asiático ainda seria o grupo com a maioria das pessoas em 2036, como foi em 2011

Religiões:
– O número de canadianos que seguem uma religião não-cristã pode duplicar em 2036
– As religiões muçulmana, hindu e sikh terão o maior crescimento em seguidores devido à sua representação entre os imigrantes
– O número de canadianos não-afiliados também continuará a crescer, representando 28,2% e 34,6% da população total em 2036.

Línguas:
– Até 2036, entre 10,7 e 13,8 milhões de pessoas (ou quase 30% da população) terão uma primeira língua que não o inglês ou o francês.
Fonte: CTV News